Terço Superior
Saiba mais sobre o procedimento abaixo.
- Home
- Feminilização Facial – Terço Superior
FRONTOPLASTIA
A frontoplastia é o procedimento realizado para redução/ reanatomização do osso frontal (testa) da paciente. Em nossa clínica, a frontoplastia faz parte do Stage 1 de nosso protocolo.
ANATOMIA
O crânio masculino tem, como característica comum, a região do osso frontal mais espessa e projetada do que no crânio feminino. Por isso, como parte da feminização facial, algumas pacientes tem indicação para esse procedimento.
Para realizar essa etapa cirúrgica é necessário avaliar se a projeção se deve, majoritariamente, à espessura óssea ou ao volume dos seios frontais. Essa avaliação é essencial para determinar a técnica cirúrgica que será realizada.
PLANEJAMENTO
O planejamento da frontoplastia é realizado associando nossos softwares à análise clínica. Inicialmente, solicitamos à paciente uma tomografia de crânio. Com esse exame de imagem, podemos determinar as dimensões, as estruturas e observar a que se deve a projeção que a paciente possui (espessura/volume ósseo e/ou dos seios frontais). Com o software Dolphin analisamos todas os tecidos duros do crânio, simulando as osteotomias e as movimentações ósseas na região. Com o software Vectra podemos simular e mostrar à paciente como as mudanças ósseas repercutirão nos tecidos moles da paciente. Com o resultado do planejamento, geramos guias cirúrgicos, que são impressos em 3D. Associando as tecnologias, temos um planejamento preciso e verossímil.
Masculino
Feminino
TÉCNICAS CIRÚRGICAS
Frontoplastia tipo I
A frontoplastia tipo I consiste em realizar a redução da região desse osso, da testa da paciente, por meio de desgaste ósseo. Nessa abordagem, é realizado o desgaste da região da parede anterior do seio frontal e do arco supraciliar, que dá projeção às sobrancelhas. Com essa redução, tem-se um rosto menos projetado e mais delicado, reduzindo as expressões de “bravo”, conferida pela maior projeção na região.
Frontoplastia Tipo II
A frontoplastia tipo II é indicada para quem tem o osso frontal (parede anterior do seio) projetado, mas, possuí as estruturas adjacentes (nasais e supraciliares) já no padrão buscado. Em alguns desses casos, a paciente necessitará de um aumento na região acima à frontoplastia, para que a testa possua um resultado estético mais harmonioso e caracteristicamente feminino. Esse aumento pode ser feito com próteses customizadas.
Frontoplastia Tipo III
A frontoplastia tipo III é indicada para paciente que possuem o osso frontal proeminente e um seio frontal amplo. Essa configuração faz com que a remoção de espessura por raspagem não seja possível e efetiva. Nestes casos, fazemos uma osteotomia para remoção da parede anterior do seio frontal, redução e reanatomização e fixação do osso novamente na região, com microplacas e parafusos. Após a fixação, as regiões ósseas adjacentes são niveladas, para um resultado natural e harmonioso.
TERÇO SUPERIOR
ARCO SUPRACILIAR
No arco superciliar realizamos o procedimento para redução/reanatomização dessa região da paciente. Em nossa clínica, a esse procedimento faz parte do Stage 1 de nosso protocolo.
ANATOMIA
O crânio masculino tem, como característica comum, o arco superciliar mais projetado do que no crânio feminino. Por isso, como parte da feminização facial, algumas pacientes tem indicação para esse procedimento.
Para realizar essa etapa cirúrgica é necessário avaliar a tomografia da paciente, para determinar o contorno e a extensão desse arco, assim como a técnica que será realizada.
PLANEJAMENTO
O planejamento é realizado associando nossos softwares à análise clínica. Inicialmente, solicitamos à paciente uma tomografia de crânio. Com esse exame de imagem, podemos determinar as dimensões, as estruturas e observar a que se deve a projeção que a paciente possui (espessura/volume ósseo). Com o software Dolphin analisamos todas os tecidos duros do crânio, simulando as osteotomias e as movimentações ósseas na região. Com o software Vectra podemos simular e mostrar à paciente como as mudanças ósseas repercutirão nos tecidos moles da paciente. Com o resultado do planejamento, geramos guias cirúrgicos, que são impressos em 3D. Associando ambas as tecnologias, temos um planejamento preciso e verossímil.
Masculino
Feminino
TÉCNICAS CIRÚRGICAS
Para reanatomizar essa região da face da paciente, realizamos uma osteotomia (corte ósseo) ou um desgaste, a depender do volume e da projeção que se deseja remover. Esse volume é pré-determinado no planejamento e o procedimento é orientado por guias impressos em 3D, em nossa clínica. Geralmente, a redução do arco supraciliar é feita em associação com a frontoplastia, utilizando o mesmo acesso cirúrgico.
BLEFAROPLASTIA
A blefaroplastia é a cirurgia realizada nas pálpebras da paciente, a fim de remover excessos de tecido mole ali presentes. Trata-se de um procedimento realizado por Cirurgião Plástico. Em nossa clínica, esse procedimento faz parte do Stage 2 de nosso protocolo.
AVANÇO DO COURO CABELUDO
Para reduzir o tamanho da testa da paciente, em alguns casos, associamos à frontoplastia, em um segundo momento cirúrgico, ao avanço do couro cabeludo. A indicação desse procedimento, feito através da remoção de uma faixa de tecido mole nessa região, deve ser feita após avaliação com o Cirurgião Plástico e o Cirurgião Bucomaxilo. Em nossa clínica, esse procedimento faz parte do Stage 2 de nosso protocolo.
Fale com nossa equipe agora mesmo!
Agende a sua consulta agora mesmo.
Todos os membros da equipe da Clínica Odontológica são profissionais licenciados. Nossa equipe é composta por dentistas gerais licenciados.